APLICAÇÕES DO BALANCEAMENTO E DA ANÁLISE DE VIBRAÇÃO
Toda máquina equipada com peças rotativas necessita de balanceamento para garantir o seu correto funcionamento. Nesse contexto citam-se as polias, rotores, rolos, hélices, cilindros, centrífugos, induzidos, dentre outros.
As anomalias que se apresentam podem ser oriundas de problemas de fabricação, deformidades geradas pelo próprio trabalho e/ou variações térmicas ou ainda incorreções na montagem das peças.
Máquinas com peças girantes balanceadas garantem marcha silenciosa e a integridade dos demais componentes, bem como da carcaça e demais estruturas que suportam o conjunto.
Já a análise de vibração possibilita o monitoramento da evolução das condições para possíveis falhas que as máquinas poderão apresentar no futuro, apresentando-se como uma forma racional de execução de manutenção, fazendo parte do que se classifica como Manutenção Preditiva.
A análise de vibração possibilita uma melhor utilização dos elementos constituintes das máquinas, pois conduz a espaços temporais maiores entre trocas de peças
